A melhor colocação obtida em uma Copa do Mundo pelo Chile foi um terceiro lugar em 1962, quando as finais foram sediadas no seu próprio país. O Chile bateu a Iugoslávia por 1 a 0 na disputa pela terceira colocação.
Nos Jogos Olímpicos disputados em Sydney, na Austrália, o Chile obteve uma inédita medalha de bronze e ainda teve o artilheiro da competição: Iván Lins, com seis gols.
Nos Jogos Pan-Americanos obteve uma medalha de prata em 1987 e duas medalhas de bronze em 1951 e 1963.
Na Copa América, seus melhores resultados foram quatro segundos lugares em 1955, 1956, 1979 e 1987.
No Campeonato Pan-americano de Futebol de 1952, foi o vice-campeão.
Entre 1990 e 1994, o Chile foi barrado de participar das disputas de Copa do Mundo pela FIFA. Foi resultado de um incidente durante um jogo das Eliminatórias para a Copa de 90 contra o Brasil, quando o goleiro chileno Roberto Rojas fingindo estar seriamente ferido por um rojão jogado pela torcida brasileira, para forçar um abandono da partida.
O Brasil ganhava o jogo por 1 a 0 com 23 minutos restantes de jogo e uma derrota eliminaria o Chile da disputa. Esperando um novo jogo, os oficiais chilenos e a equipe médica escoltaram os jogadores para fora do campo. Após estudar o vídeo do jogo, a FIFA entendeu que o rojão não havia acertado Rojas e o evento todo foi uma encenação da equipe chilena. Rojas foi banido para sempre do futebol, o Brasil ficou com o resultado de 2 a 0 e a Seleção chilena foi impedida de disputar partidas oficiais por cinco anos.
Ver artigo principal: Fogueteira do Maracanã
No Campeonato Mundial de Futebol Sub-20 2007, o Chile conseguiu uma inédita 3ª colocação e no Campeonato Mundial de Futebol Sub-20 de 1987 obteve o 4º lugar.
Em 2009, venceu pela primeira vez o Torneio Internacional de Toulon tendo sido, inclusive, campeão invicto.
Em 2014, venceu a Espanha por 2x0 na Copa do Mundo 2014, eliminando a mesma da fase de grupos e conseguindo a classificação para fase eliminatória e acabou sendo eliminado pelo Brasil nos pênaltis nas oitavas de final.
0 comentários:
Postar um comentário