A Seleção Portuguesa de Futebol representa Portugal nas competições internacionais de futebol e é gerida pela Federação Portuguesa de Futebol.
A seleção estreou-se oficialmente a 18 de dezembro de 1921 contra a Espanha, jogo que acabou 3–1 a favor dos espanhóis. A primeira vitória foi obtida em 18 de junho de 1925, contra a Itália, por 1-0. A estreia de Portugal num Mundial da FIFA, em 1966, levou a Seleção das Quinas às meias-finais, onde viria a ser derrotada pela anfitriã, e futura campeã, a Inglaterra. Portugal terminou o campeonato em 3º lugar e Eusébio foi o Melhor Marcador do torneio, com nove golos. As quatro vezes seguintes em que Portugal se qualificou para um Mundial foram em 1986, em 2002, tendo sido eliminado na fase de grupos em ambos, em 2006, em que terminou em 4º lugar depois de perder por 3-1 com a seleção anfitriã (Alemanha) no jogo de decisão dos 3º e 4º lugares e em 2010, onde foi eliminado nos oitavos de final pela Espanha por um 1–0.2
Vários futebolistas portugueses se destacaram na história do futebol mundial, como Fernando Peyroteo, José Travassos, Matateu, Germano, Mário Coluna, José Augusto, António Simões, José Águas, Eusébio, Vítor Damas, Manuel Bento, Torres, Fernando Chalana, Fernando Gomes, Carlos Manuel, Humberto Coelho, Paulo Futre, Paulo Sousa, Luís Figo, Vítor Baía, Pauleta, Nuno Gomes, Rui Costa, João Vieira Pinto, Ricardo Carvalho, Nani e Cristiano Ronaldo.
A Seleção de Portugal é considerada uma equipa com um futebol latino (semelhante ao que é apresentado pela Espanha, Brasil ou Argentina), baseado na posse de bola, criatividade, perícia e espontaneidade individual, em detrimento da compleição física ou rigidez táctica.
Tradicionalmente a sua maior rival é a Seleção Espanhola.
O seu estádio oficial é o Estádio Nacional do Jamor, em Lisboa.
0 comentários:
Postar um comentário